mai
27
2016
Investimento em previdência privada

Planejar a aposentadoria é uma iniciativa que deve ser tomada logo no início da carreira, para assim, você começar a investir desde cedo no seu futuro. Mas, infelizmente, a maioria da população só se preocupa com isso já próximo à velhice. Para ajudá-lo nessa missão, hoje vamos falar um pouco sobre a previdência privada. Confira!

Quem deseja uma renda complementar durante a aposentadoria, precisa fazer investimentos e uma das opções disponíveis é a previdência privada, existente em dois formatos diferentes:  o PGBL e o VGBL, Plano Gerador de Benefícios Livre e Vida Gerador de Benefícios Livre, respectivamente.

Os dois tipos de previdência são tributáveis, mas a forma como isso acontece é diferente. No PGBL, é deduzido do Imposto de Renda até 12% da renda bruta tributável, porém o imposto também incidirá sobre o total acumulado e irá incluir os aportes. Assim , o imposto sobre a renda será menor que sobre a previdência.

O VGBL incide diretamente sobre a rentabilidade do capital investido e não sobre os aportes, pois não existe o benefício da dedução de imposto. Esse tipo de previdência funciona como um seguro de vida e se o contribuinte não puder recebê-lo a família receberá o benefício.

Antes de começar a investir na sua previdência privada, é importante que você pesquise as instituições financeiras que oferecem esse serviço e comparar os diversos produtos sugeridos. Nessa etapa, é preciso ter cuidado e verificar a idoneidade da instituição e as taxas cobradas.

Como em outros tipos de investimentos, além do valor investido, o tempo de duração do investimento também deve ser calculado. Quanto mais cedo você começar, melhor. Pois terá mais tempo para conseguir um ótimo retorno e aproveitar a aposentadoria com maior tranquilidade.

Gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras publicações em nosso blog. Para saber mais novidades sobre o  mundo da contabilidade, auditoria e treinamentos acompanhe nosso Site e Facebook.

Imagens: Reprodução
Fonte: Dinheirama

          (0) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>