nov
20
2013
Desperdício de dinheiro: como você deixa de economizar todos os dias

No nosso dia a dia, algumas ações podem nos levar ao desperdício de dinheiro por pura falta de atenção ou mesmo por desleixo. No texto de hoje, falamos um pouco sobre situações cotidianas nas quais podemos aproveitar melhor o dinheiro ao invés de jogá-lo no lixo!

Financiamentos

Todo mundo sabe que comprar coisas parceladas, envolvendo juros, não é a melhor alternativa para o bolso. Ainda mais se o valor for muito alto. Na hora de financiar, por exemplo, nem sempre a parcela mais barata significa o melhor negócio. Também é preciso pesquisar – dentro do mercado – qual a opção mais viável, pois a diferença entre os financiamentos pode custar muito caro. Não deixe de se atentar às tarifas que virão após a análise de crédito, considerando penas as taxas anunciadas pelos bancos.

Planos de celular

Não adianta contratar um plano com mais dados que você precisa, mas também não é recomendável menos – para não gastar com o excedente. Pesquise nas operadoras da sua região o preço mais adequado às suas necessidades (dica: use o site da Pricez para comparar Claro, Oi, Tim e Vivo).

Manutenção do carro

Quem tem um carro deve se preocupar com seguro, manutenção, gasolina e eventuais multas. Por isso, alguns pequenos detalhes tornam-se importante! Opte sempre por abastecer no posto de qualidade com o preço mais barato e com a gasolina normal – só não se o manual do veículo indicar outra.

Na hora da troca de óleo, também fique atento ao manual – procure um óleo com as mesmas propriedades que a indicada, mas com um preço acessível. Na hora da revisão, a limpeza de bico pode ficar apenas para cada 10 mil km rodados. A mesma atenção para os discos de freio: só é preciso trocá-los a cada duas trocas de pastilhas.

Atrasando pagamentos ou fazendo pagamentos indevidos

Não se engane: os bancos adoram que você atrase a fatura do cartão! Isso porque eles lucram com um dos juros mais caros do mercado. Parcelar uma fatura de R$ 5 mil, pode levar a um pagamento de juros de quase R$ 1200 reais. O ideal é quitar o mais rápido possível os pagamentos em atraso. Para ver os juros de uma dívida, utilize a Calculadora do Cidadão.

Falando em bancos, escolha o pacote de serviços adequados para o seu dia a dia. Todos os bancos são obrigados a prestar alguns serviços essenciais – como cheques, saques, extratos e transferências. Também não se esqueça de colocar o dinheiro parado na poupança para gerar rendimentos.

Pagando por algo que não usa

Pense bem: você realmente vai usar essa roupa que quer comprar? E a academia, está mesmo frequentando? Pagar por coisas que não vai usar é um desperdício constante de dinheiro. Avalie se vale mesmo manter aquela casa de praia ou comprar algo que vai ficar na estante. O melhor mesmo é investir em coisas que lhe tragam retorno e que você possa aproveitar.

Gostaram das dicas? Aproveite e siga nossas redes sociais da Dominus Auditoria para ficar por dentro das atualizações financeiras e saber mais sobre o mercado de auditoria e contabilidade: Facebook | Twitter | Slideshare!

Fonte: Exame

* * * * * (1) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>