Para manter um bom relacionamento entre empresas e profissionais, é importante colocar em prática o que chamamos de “Networking”. No post de hoje, você vai conferir algumas dicas que vão te ajudar a se recolocar bem no mercado de trabalho.
Uma rede de contatos que pode lhe proporcionar desde a troca de informações até facilitar no caso de uma recolocação no mercado de trabalho. Networking é exatamente essa troca valiosa entre empresas e profissionais.
Para construir uma rede é necessária uma contínua ação de troca, assim como o seu círculo te oferece valor, você também precisa contribuir em retorno. É uma ação que sempre deve ser feita. As redes sociais são uma importante ferramenta para oferecer, receber informações e aumentar seus contatos, mas não é somente do modo virtual que se constrói um bom networking.
A imagem que você constrói no início de qualquer conversa te ajuda ou não a ampliar a sua rede de contato. As palavras ditas em uma conversa são importantes e uma frase errada pode fazer com que uma conversa desande.
Veja algumas dicas e frases que não devem ser ditas quando inicia o contato com alguém:
1- “Como é mesmo o seu nome?”
Esquecer o nome de alguém no meio de uma conversa passa a impressão de desinteresse e distração.
2- “Você consegue me arranjar um emprego?”
Networking é uma troca, se parecer que você está ali somente por um interesse e não contribuir em nada com a rede, dificilmente conseguirá manter esse contato.
3- “Odeio minha empresa / meu chefe/ meus colegas”
Se você fala mal da sua empresa, também pode falar mal da pessoa com quem você está compartilhando o “desabafo”.
4- “O mercado está cada vez pior”
O pessimismo não será visto com bons olhos.
5- “Você é o máximo”
Bajulações são ligadas a falta de sinceridade, elogios são bem-vindos, mas é sempre bom quando são ditos de maneira moderada e em tom sincero.
6- “Eu sou o máximo”
A humildade é essencial.
7- “Podemos voltar a falar de trabalho?”
O networking também é conexão, falar sobre assuntos que não sejam de trabalho faz parte e não é de bom tom cortar a outra pessoa no meio do assunto.
Gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras publicações em nosso blog, Para saber mais novidades sobre o mundo da contabilidade, auditoria e treinamentos acompanhe nosso Site e Facebook.
Fonte: EXAME
Imagem: Nteractions