jun
10
2016
Dicas para fazer um orçamento pessoal
Com as dificuldades trazidas pela crise financeira, muitas pessoas têm buscado colocar as finanças em ordem. Para isso, o primeiro passo é fazer um orçamento pessoal e detalhar todas as receitas e despesas mensais. Esse é o ponto de partida para você controlar melhor o seu dinheiro. Confira a postagem de hoje e veja algumas dicas de como fazer esse orçamento.
1 – Confira seus gastos dos últimos três meses e veja quais contas são recorrentes e os valores médios deles. Assim, você vai poder conferir quais são suas despesas. Não deixe passar nenhum gasto, por isso é interessante concentrar todos os pagamentos em um só cartão, para acompanhar melhor através do extrato bancário.
2- Agora é hora de checar as receitas! Anote todos os seus rendimentos líquidos e nada de contar com o limite do cheque especial ou do cartão de crédito.
3- Escolha uma ferramenta para anotar as despesas e receitas. Isso pode ser feito num caderninho, em uma planilha ou ainda através de aplicativos disponíveis para smartphones.
4- Divida suas despesas em grupos que facilitem o seu controle. Uma boa ideia é separar as despesas fixas e despesas variáveis, assim você pode reservar uma quantia adequada para cada tipo de gasto.
5- Seja firme e persistente em realizar e cumprir o seu orçamento. Organizar as finanças exige um pouco de esforço e tempo. Uma tática boa é aliar esse orçamento à uma meta de economia, por exemplo.
6 – Estabeleça metas menos ambiciosas. Se sua situação financeira estiver totalmente no vermelho, busque primeiro sanar suas dívidas e só depois reserve um dinheiro para fazer investimentos.
Pronto! Agora é hora de pôr em prática todas essas dicas e deixar suas finanças com um saldo positivo.  Gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras publicações em nosso blog. Para saber mais novidades sobre o  mundo da contabilidade, auditoria e treinamentos acompanhe nosso SiteFacebook.

Fonte: Exame
Imagem:  Reprodução

* *       (1) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>