jun
27
2016
Como tornar suas reuniões mais produtivas

Fazer reuniões em pé, definir o tempo em 15 minutos, contar palavras – essas e outras técnicas são adotadas por alguns profissionais para evitar a perda de tempo em reuniões. Mas, será que é preciso tomar medidas tão drásticas para se ter uma reunião efetiva? Além de reunir a equipe para uma discussão é preciso que o líder saiba conduzi-la, assim, evita-se a imagem de autoritarismo e pouco compromisso.

Hoje, vamos dar algumas dicas para que sua reunião aconteça de forma prática e rápida. Confira!

  • Comece antes da reunião. Antes de reunir sua equipe, já prepare os participantes para os momentos, fazendo uma agenda.
  • Diminua o número de pessoas presentes – assim, os debates são mais produtivos. Se muita gente tiver de participar, faça dois momentos separados com grupos reduzidos ou reúna todos de forma virtual.
  • Anuncie os objetivos no começo da reunião, de forma que você não se perca no decorrer dela.
  • Diga o tempo limite da reunião, assim as pessoas vão se concentrar naquele momento.
  • Como líder, interrompa os discursos muito longos e subjetivos, conduzindo a reunião de forma mais organizada e incluindo os mais calados.
  • Se a reunião tiver o intuito de discutir problemas, foque na solução. Ao invés de procurar causas, pense nas soluções que podem resolver a situação.

O mais importante para fazer uma reunião efetiva não é utilizar metodologias já prontas, mas sim seguir uma organização adequada para o seu objetivo. Lembre-se de que as reuniões ajudam a identidade coletiva e traz proximidade entre a equipe.

Gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras publicações em nosso blog, Para saber mais novidades sobre o  mundo da contabilidade, auditoria e treinamentos acompanhe nosso Site e Facebook.

Fonte: Exame

Imagens: gazetadopovo e juriscorrespondente

          (0) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>