jan
22
2016
Tenha um fluxo de caixa mais eficiente
Para as empresas que decidem adotar o fluxo de caixa no seu dia a dia, tem como forma acompanhamento de pagamentos e recebimentos. Te damos algumas dicas que podem te ajudar.
Um fluxo de caixa eficiente, considerando as saídas de caixa, seja para as despesas do dia a dia, seja para realização dos investimentos, aquisição de ativos, estoques etc. Tudo deve estar alinhado com o orçamento e o plano de negócios da empresa.
• Inventário: faça um levantamento de todas suas despesas e receitas, atuais e futuras, planos de investimento e expansão, preferencialmente alinhado com seu Plano de Negócios.

• Detalhamento: geralmente, para o primeiro ciclo operacional, é feito um nível de abertura das despesas, receitas e investimentos bem detalhado. A partir daí, podem levar de 3 a 5 anos até que estes itens estejam agrupados.
• Atualização: da mesma forma que os outros instrumentos de gestão, Orçamento e Plano de Negócios, o fluxo de caixa deve ser atualizado periodicamente.
• Acompanhamento: fique preparado para os eventos operacionais que impactam o seu fluxo de caixa, perda de cliente ou atraso na inauguração de uma determinada linha de produção. Desta forma, você poderá negociar com alguns fornecedores a postergação de vencimentos, ou mesmo a contratação de um empréstimo com taxas de juros mais atrativas do que ficar com a conta negativa no banco.
Continue ligados em nosso blog para mais dicas. Acompanhe mais notícias sobre economia e contabilidade em nosso Facebook.
Texto adaptado: Exame!
Imagens: Ticket
          (0) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>