set
04
2013
Sustentabilidade empresarial: como controlar o crescimento financeiro?

A sustentabilidade é um conceito que está presente em todos os âmbitos do nosso cotidiano. A preocupação com o futuro, especialmente no que diz respeito à manutenção de recursos, está intimamente ligada a uma proposta de cuidado com o meio ambiente. E esse cuidado vai além da nossa vida cotidiana e chega também às empresas, no que se refere ao crescimento sustentável. No post de hoje, vamos ver como aplicar esse conceito à indústria financeira e aos serviços empresariais.

O objetivo principal da sustentabilidade empresarial é conseguir atender às necessidades que temos no presente sem comprometer os recursos que serão usados nas gerações futuras. Para as empresas, é fundamental se focar no crescimento sustentável para não correr o risco de enfrentar problemas ao se expandir desordenadamente. A produção corporativa e o consumo consciente devem estar aliados à especialização dos recursos financeiros. E, para tanto, é preciso tomar alguns cuidados no dia a dia.

Veja algumas dicas de ferramentas para controlar o crescimento empresarial:

• Balanço Anual – avalia como a empresa está se saindo e conta com o apoio de balancetes mensais;

• Planejamento Orçamentário – controla a entrada e saída de dinheiro da empresa para o próximo ano e pode ser revisado periodicamente;

• Fluxo de Caixa – deve ser controlado diariamente, ou mínimo, duas vezes por semana;

• DRE (Demonstração de Resultado de Exercício) – mede os ganhos de cada operação;

• Revisão de documentos – antes de assinar, revise os documentos para evitar erros.

Ser sustentável no universo empresarial, principalmente na parte financeira, é sinônimo de se manter estável no mercado por um longo período. Além das práticas que beneficiam o meio ambiente, os empresários precisam estar atentos ao controle da gestão e ao planejamento. Além disso, devem pensar nas parcerias, no mercado e na forma que empresa se relaciona com as demais, afinal, os serviços e produtos dependem de relações com os fornecedores, clientes e parceiros.

Acompanhe a Dominus Auditoria nas redes sociais para saber mais sobre finanças, consultoria organizacional, contabilidade e auditoria: Facebook | Twitter | Slideshare. Conheça também os nossos serviços: www.dominusauditoria.com.br.

Fontes: [1][2][3]

* * * * * (1) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>