abr
22
2014
Dia do Contabilista: frases famosas da contabilidade!

Na próxima sexta-feira (25), comemoramos o Dia do Contabilista. A data, que por vezes é difundida como o Dia da Contabilidade, foi instituída em 1926 pelo então senador João Lyra Tavares. Ele a criou para homenagear os profissionais da área, mesmo quando não existia um diploma de contabilista. Nesta época, os alunos estudavam técnicas de escrituração contábil numa escola prática de Contabilidade, mas não estudavam as funções contabilísticas. Saiba mais sobre a história deste dia em nosso outro post do blog.

João Lyra defendia a melhoria do ensino contabilístico e também a regulamentação dos profissionais práticos da época. Depois do decreto, a primeira escola oficial de Contabilidade foi criada – a Escola de Comércio. Na data de criação do Dia do Contabilista, João Lyra disse a célebre frase: Trabalhemos, pois, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia dos Contabilistas Brasileiros”. E assim foi marcada a data.

Desde então, outras frases reconhecidas ganharam destaque por envolverem o assunto contabilidade. Em comemoração a este dia, selecionamos algumas para vocês, nossos leitores contabilistas!

“As pessoas quebram um banco, falsificam a contabilidade, enganam o governo e o público em geral, dão prejuízo ao povo e depois disso tudo se julgam donas de uma série de direitos como se fossem injustiçadas. É um país curioso esse meu país.”
Carlos Eduardo de Freitas, ex-diretor de Finanças Públicas do Banco Central.

“Não fiz a vida pública com a contabilidade do dever e do haver. Vou ficar esses dias no meu laconismo elíptico.”
Itamar Franco, ex-presidente do Brasil.

“Cortesia com o cliente significa cortesia do setor de contabilidade, do departamento de compras, dos engenheiros e do pessoal de vendas.”
Peters & Austin

“Eu encontrei outro dia o meu contador e disse: Estão dizendo que sou mais rica que a rainha (da Grã-Bretanha), então isso significa que você desviou um monte de dinheiro.”
J. K. Rowling, autora da série de grande sucesso, Harry Potter.

“Dentre as verdades, como afirmam Aristóteles e Averróis, as nossas matemáticas são as mais verdadeiras e estão no primeiro grau de certeza, e a estas seguem-se todas as demais ciências naturais.”
Luca Pacioli, considerado o pai da contabilidade moderna, que teve como aluno Leonardo da Vinci.

Desejamos a todos os contadores ou contabilistas um feliz dia, com muito orgulho dessa profissão! Acompanhe novidades sobre o mundo da contabilidade nas redes da Dominus: Facebook | Slideshare | Twitter!

* * ½     (6) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>