mar
18
2016
A liderança voltada para a motivação da equipe

Vários fatores podem alavancar a desmotivação de um colaborador, algumas delas vêm de problemas estruturais da empresa, mas grande parte tem como motivo o relacionamento entre o líder e os liderados. Manter uma equipe motivada exige vários pequenos esforços, não é difícil, mas é preciso dedicação e atitude por parte do líder.

A comunicação e o relacionamento são as bases para se manter a motivação dentro do ambiente de trabalho, a dificuldade está exatamente na dedicação que vinda de quem está a frente do setor.

As atitudes tomadas pelo líder são responsáveis pela baixa motivação e comprometimento dentro as equipe. É preciso um esforço para se criar empatia com componentes e um olhar mais cuidadoso evita reclamações, que são frequentes, na lista dos liderados. Grande parte das queixas são procedentes de uma comunicação agressiva, relacionamento distante, falta de direcionamentos claros, ausência de feedback ou broncas inúteis e depreciativas.

O ser humano algumas necessidades para se sentir motivado no seu ambiente de trabalho, são elas:

Ser ouvido

O ser humano precisa de um momento para conversar e falar, o saber ouvir é uma atitude importante que precisa ser praticada pelos lideres.

Ser reconhecido

Cumprimentar, parabenizar e elogiar, são atitudes pequenas, mas que possuem um considerável poder de motivação.

Ter direito de errar

Todos estamos suscetíveis ao erro e é importante reconhecer a intensão e o esforço dedicados na tentativa de fazer o melhor. Se sentir pressionado só piora o clima organizacional e tende a aumentar a desmotivação individual e da equipe.

Gostou do post de hoje? Não deixe de conferir outras publicações em nosso blog, Para saber mais novidades sobre o  mundo da contabilidade, auditoria e treinamentos acompanhe nosso Site e Facebook.

Fonte: EXAME

Imagem: Gazeta do Povo e Corporativo Net

          (0) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>