jul
16
2012
Dia do Comerciante: parabéns aos profissionais que constroem nossa economia!

Hoje, 16 de julho, é comemorado em todo o mundo o Dia do Comerciante. Esta, que é uma das profissões mais antigas da humanidade, começou antes mesmo do dinheiro. O escambo era o que caracterizava o sistema de trocas em épocas mais remotas, mas foram as grandes feiras que trouxeram o dinheiro para o nosso sistema atual de vendas.

A data foi instituída pelo presidente do Senado Federal, João Café Filho, em 26 de outubro de 1953, em comemoração ao dia de nascimento de José da Silva Lisboa. Político baiano, ele exerceu grande influência na abertura dos portos brasileiros para o comércio com as nações amigas, ainda em 1808. Este dia marca uma importante ferramenta no contexto econômico do país, devido à relação entre a atividade exercida pelo comerciante e o desenvolvimento dos municípios brasileiros.

Além do território nacional, a ampliação do comércio também deu origem às vendas entre países, abrindo margem para o comércio exterior, área no qual a auditoria tem um papel fundamental na análise de processos, como passivo tributário, penalidades cambiais, penalidades civis e questões criminais. Por causa da evolução deste ramo foi que a auditoria alcançou um papel mais notável entre os comerciantes, deixando de ser vista como uma atividade repreensiva e passando a ser uma aliada no aprimorar dos procedimentos.

A gestão de riscos tem um papel fundamental no desenvolvimento das estratégias para o comércio globalizado, principalmente se for levada em consideração a abrangência desse tipo de serviço. O trabalho dos auditores em conjunto aos comerciantes possibilita que o consumidor final tenha um produto ou serviço de melhor qualidade, provenientes de empresas mais especializadas e conscientes de suas vantagens e diferenciais.

A Dominus Auditoria parabeniza todos os comerciantes pelo seu dia! Continue acompanhando nossas redes para saber mais informações sobre auditoria, contabilidade e economia: Facebook.com/DominusAuditoria e @DominusAuditori.

* * * * * (2) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>