mai
17
2012
Conheça a auditoria logística e saiba como ela deve ser executada

A auditoria é um processo pelo qual as empresas se submetem para averiguar como as atividades estão sendo desenvolvidas. Como já explicamos neste post, esse processo pode ser aplicado a diversos âmbitos de uma empresa, seja ela grande ou pequena, e não apenas na parte financeira. Hoje vamos falar da Auditoria Logística!

O processo logístico de uma companhia ocorre com uma série de funções, como compras, transporte e planejamento de produção. Ao executar essas ações, os funcionários responsáveis por elas acabam as realizando de forma isolada, e as prioridades são distribuídas de forma diferenciada. Devido a isso, a falta de sincronia entre as partes acaba se tornando um problema na logística.

A auditoria logística entra no papel de organizador desses conflitos de interesse, que podem ser evitados se existir um gerenciamento do processo. Para tanto, esta forma de auditoria pode ser realizada a curto, médio ou longo prazo.

Curto prazo: o intuito desta auditoria é otimizar os fluxos físicos de todo o processo, observando as previsões comerciais e programação da produção, estocagem e entrega.

Médio prazo: com um tempo maior, a logística deve ser capaz de diminuir os custos do sistema implantado, bem como permitir a escolha das operações com segurança.

Longo prazo: neste gerenciamento, o objetivo é estruturar plenamente o sistema logístico, que deve ser conhecido por todos os responsáveis. Para tanto, deve-se analisar as operações e suas relações com os clientes, seus custos, seus fornecedores e seus concorrentes.

Os indicadores de desempenho são uma ótima ferramenta para estruturar a logística por meio de uma auditoria. Eles permitem que a performance da empresa seja mensurada e que haja direcionamentos para todos os funcionários, mesmo em diferentes níveis hierárquicos.

Continue acompanhando a Dominus para saber mais sobre os tipos de auditoria, controle interno, finanças pessoais e economia: Facebook.com/DominusAuditoria e @DominusAuditori.

Com informações de: USP.

* * *     (8) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>