abr
12
2012
Como funciona o processo de auditoria de marketing?

Anteriormente, nós entendemos para quê serve a auditoria e quais as diferenças entre a auditoria interna e a auditoria externa. Este processo, assim como deve passar por todos os segmentos de uma empresa, também deve existir no setor de marketing. Mas, como ele funciona?

Como nos demais casos, a auditoria de marketing também visa uma maior organização dos objetivos empresariais. É preciso, portanto, discutir com os responsáveis da organização a abrangência da sua profundidade, o formato do relatório e, principalmente, os seus objetivos.

Neste tipo de auditoria, englobam-se os diagnósticos da parte mais simples a mais complexa. Do lado mais objetivo, podemos citar os preços dos produtos, o desenvolvimento de marca, o investimento em mercados e ainda o quanto deve ser destinada a esta área.

Quanto ao lado mais detalhista, serão analisadas as causas e os efeitos relevantes em momentos de crise; a distância entre o planejado e o executado pelo departamento; a identificação de erros e acertos e as oportunidades de melhoria e novos investimentos. Além de correção nas possíveis falhas.

Para tanto, a empresa que realiza a auditoria de marketing deve fazer um plano de ação em longo prazo, com o intuito de melhorar os investimentos e as realizações nas ações planejadas pelo marketing da empresa.

Saiba mais informações sobre consultoria organizacional, auditoria interna e externa, contabilidade e economia em nossas redes: Twitter (@DominusAuditori) | Facebook.com/DominusAuditoria |www.dominusauditoria.com.br.

Com informações de: Paulo Vieira.

* * * *   (4) voto(s).
  • Share/Bookmark

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>